Nossas Bodas com Cristo

Cristo e Seus discípulos estavam assentados no Monte das Oliveiras, e o Senhor contou ao grupo a Parábola das dez virgens, ilustrando na experiência delas, o que a igreja dos últimos tempos (nós) estaria vivendo, justamente pouco antes da Sua segunda vinda.

"Na adjacência do lar da noiva esperam dez virgens trajadas de branco. Todas levam uma lâmpada acesa e um frasco de óleo. Todas aguardam ansiosamente a aparição do esposo. Há, porém, uma tardança. Passa-se uma hora após outra, as virgens fatigam-se e adormecem. À meia-noite ouve-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. As tosquenejantes despertam, de repente, e levantam-se. Vêem o cortejo aproximando-se resplandecente de tochas e festivos, com música. Ouvem as vozes do esposo e da esposa. As dez virgens tomam suas lâmpadas e começam a aparelhá-las, com pressa de partir. Cinco delas, porém, tinham deixado de encher seus frascos. Não previram demora tão longa, e não se prepararam para a emergência. Em aflição apelam para suas companheiras mais prudentes, dizendo: ‘Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam’. Mas as cinco outras, com suas lâmpadas há pouco aparelhadas, tinham seus frascos esvaziados. Não tinham olé de sobra, e responderam: 'Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós'. Enquanto foram comprar, o séqüito foi-se e as deixou. As cinco, com as lâmpadas acessas, se uniram à multidão, entrando na casa com o cortejo nupcial, e fechou-se a porta" (Referência Bíblica da parábola de Jesus em Mateus 25:1-13).
Ilustração do grande Dia
Explicação para nós:
Os dois grupos de virgens representam as duas classes de igreja que professam estar à espera de seu Senhor. São chamadas virgens porque professam fé, as lâmpadas representam a Palavra de Deus, o óleo é símbolo do Espírito Santo.
Na parábola, todas as dez virgens saíram ao encontro do esposo, todas tinham lâmpadas e frascos, mas como muitos, não estão preparados, não tem óleo em seus vasos nem luz em suas lâmpadas, pois estão destituídos do Espírito Santo.

Sem o Espírito de Deus, de nada vale o conhecimento da Palavra. A teoria da verdade não acompanhada do Espírito Santo, não pode vivificar a alma, nem santificar o coração. A pessoa pode até estar familiarizado com os mandamentos e promessas da Bíblia, mas se o Espírito de Deus não introduzir a verdade no íntimo dela, o caráter não será transformado. Sem a iluminação do Espírito Santo de Deus, os homens(as) não estarão aptos para distinguir a verdade do erro, e serão presas fáceis das tentações sutis de Satanás.

A classe representada pelas 5 virgens loucas, não é uma igreja hipócrita, ela até têm consideração pela verdade, advogam-na, fiéis são atraídos e crêem na verdade, mas não se entregam à operação do Espírito Santo. Não caíram sobre a rocha, que é Cristo Jesus, e não permitiram que sua velha natureza fosse quebrantada.

Como dito na Palavra, a vinda do esposo foi à meia-noite, a hora mais tenebrosa, assim a vinda de Cristo será no período mais tenebroso da história deste mundo. A grande apostasia se desenvolverá em trevas tão densas como as da meia-noite, impenetráveis como o breu. Para o povo de Deus será um tempo de prova, de lamentação, de perseguição por causa da verdade. Mas nesse tempo de trevas brilhará a luz de Deus.

Outras referências Biblicas sobre bodas: (João2:1-2), (Mateus22: 2-4, 9-12 / 25:10), (Apoc.19:7,9), (Lucas14:16-17,24)

Ovelhas obedientes ou rebeldes


         Infelizmente, a grande maioria das ovelhas só querem pastar num bom pasto (espiritualmente falando), e na hora de semearem no pasto que tanto elas se alimentaram, na hora de ajudar as outras ovelhas que precisam, e ajudar verdadeiramente quem lhes ensinou o Caminho, elas são ingratas, viram as costas, reclamam do prato que comeu, murmuram, e abandonam tudo, por isso que esta mesma grande maioria passa um tempo voltam ao "vomito e ao lamaçal", como diz na Bíblia. Pois atitudes como estas, são comparadas a mesma atitude de lúcifer quando pela ingratidão, orgulho, arrogância, vaidade, cobiça, soberba, enfim, o levou a cair da presença do Senhor. 

        Dai estas ovelhas que se acham espertas e acham que estão fazendo a coisa certa, ficam tão longe da intimidade com o Pai que acabam semeando em pasto de lobos vorazes, que devoram tudo delas em troca de meia dúzia de jargão bíblico, alguns sapateios e um dedo de falso profeta que só profetiza carro, casa, casamento, e as ovelhas piram num emocionalismo que massageia o ego delas, e assim vão dançando pro inferno se não se arrependerem e buscarem a verdadeira transformação. Ou até mesmo ficam tão fora da comunhão com Deus que o gafanhoto devora tudo (saúde, dinheiro, paz, alegria, enfim)
NÃO É BURRICE ISSO???


       Pastores fiéis a Deus e dedicados à Sua obra, merecem o respeito e apoio das ovelhas por ele guiadas. 

O autor de Hebreus nos ensina: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma..."(Hb13:17a). Homens que verdadeiramente amam a Deus, renunciam tudo e aceitam a responsabilidade de ajudar seus irmãos a alcançarem a salvação e transformação de vida, estes sim devem ser tratados com respeito e apreço.

A Bíblia diz que:

"a ardente expectativa da criação aguarda a manifestação dos filhos de Deus"(Rm8:19)
       Cara!!! Enquanto os filhos de Deus não se manifestarem, não renunciarem suas vidas pelo Reino do Pai, não saírem do seu comodismo para confrontar o falso, o mentiroso, o corrupto, o povo vai continuar sendo enganado e Deus vai cobrar de cada filho negligente a atitude de dizer a Verdade ao povo, doa a quem doer!!!

Intimidade é tudo


Quando temos intimidade, verdadeiramente intimidade com alguém, sabemos tudo sobre ela e ela sabe tudo sobre agente, e isso nos traz segurança, tranquilidade, confiança, paz, amor, alegria, plenitude.
Nosso relacionamento com Deus não é diferente. Quando somos íntimos Dele não temos dúvidas, ansiedades, pré-ocupações, àqueles que estão sem intimidade é que tremem na base e se amarram, se enroscam em suas próprias vidas, deixando de cumprir o principal (centro da vontade de Deus). Jesus nunca teve dúvida do que fazer, nem se sentiu perdido, pois tinha total intimidade com o Pai.
Por alguns poucos momentos que Jesus se angustiou foi porque Sua carne se angustiou, isso é natural de qualquer homem(a), mas Ele sabia o que teria que fazer.

Nem sempre uma pessoa que se racha de orar, ler a Bíblia, jejuar, louvar, tem intimidade com Deus, pois ser íntimo é muito mais que isso, os fariseus e legalistas faziam tudo isso.
Uma das primeiras coisas e mais importantes é renunciar a nós mesmos, às nossas coisas, nossas vidas, foi o que Jesus falou pro jovem rico, que fazia tudo certo, só faltou renunciar a si mesmo e as suas coisas.
O restante (orar, jejuar, ler, adorar, manifestar amor) é consequência que faz o relacionamento com Deus, ficar mais gostoso, mais firme, mais maduro!!!

Intimidade é glória que sobe, como cheiro de incenso do holocausto pelo nosso sacrifício vivo e agradável ao Senhor, e uma glória que desce que nos envolve cada dia mais presos ao Pai, mais dentro, mais junto, se fazendo uma coisa só, e cada momento entrando e se encaixando mais ainda no cerne, no âmago do ventre da vontade do nosso Amado Senhor!!!

É coisa louca!!! E é sem sombra de dúvidas, a maior experiência que um ser humano pode ter na terra, nada que uma pessoa fizer ou viver, EU DIGO ABSOLUTAMENTE NADA, sobrepuja o gozo da intimidade com Deus!!!
Ela pode ser bilionária, pode provar todos os prazeres da vida, sentir todas as emoções, sensações, viver megas situações e experiências, enfim, conquistar o que quiser e quem quiser, mas nada chega aos pés da intimidade com o Pai, nada substituiu e nem satisfaz mais que isso, nenhum amor humano, nenhum sentimento entre pessoas, meu Deus, é inefável e inescrutável aos nossos sentidos e entendimento, somos tão pequenos perto Dele e tão frágeis perante Sua Glória!!!

Aleluias!!!