Criar filhos na doutrina e admoestação do Senhor

Para ajudar os filhos a sentir o gozo de serem Cristãos e evitar que sejam contaminados pelos espíritos de egoísmo e egocentrismo, evite quatro armadilhas:

- ELOGIAR EM EXCESSO
- SER SUPER-PROTETOR
- SATISFAZER TODOS OS DESEJOS
- MASSAGEAR O EGO

A Bíblia demostra em Mateus25:19:22 que o elogio é apropriado quando merecido.
Elogiar os filhos só para aumentar sua autoestima pode levá-los a ter um conceito distorcido de si mesmo.

Em Gálatas6:3 diz “se alguém acha que é alguma coisa, quando não é nada, está enganando a sua própria mente”.

A Bíblia aconselha os pais: “não deixe de corrigir a criança...” (Provérbios23:13)

Ensine os filhos a viver Cristo:
"Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Filipenses1:21)

Que eles cresçam em Cristo:
"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (Efésios4:14-15)

Que eles saibam esperar o tempo certo de Deus pra tudo:
"tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" (Eclesiastes3:1)
"Que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo" (Gálatas4:1)

Que aprendam a pagar o preço:
"Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais à Deus pertencem” (1Coríntios6:20)
“Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo” (Lucas14:33)
“E será que, se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao SENHOR vosso Deus, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma” (Deuteronômio11:13)
“Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gálatas5:17)
“OS que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” (Salmos125:1)
“Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Lucas14:11)

Que alcancem as VITÓRIAS na vida pelo Poder do Espírito Santo de Deus, confiando plenamente no Senhorr, não agindo pela força do próprio braço ou da própria garganta:
"Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos" (Zacarias4:6)
"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais" (Efésios6:12)
"E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na vossa mão a vitória" (1Samuel17:47)

Não atribua culpa aos outros pelos seus erros, negligência ou fracasso



É comum lançarmos a culpa aos outros pelos erros, fracassos e derrotas que sofremos. Existem pessoas que passam a vida toda assim.

Foi isso que vimos revelado na vida de Caim, a história da maldade terminada em assassinato, teve seu começo com essa justificativa.

Caim com ciúmes do seu irmão Abel (que agradou mais a Deus com sua oferta), o culpou pela rejeição de Deus.
Caim possuído pelo espírito de ciúmes e ira mata seu próprio irmão.

O ato de homicídio foi consequência do pecado que já tinha se estabelecido na mente e no coração de Caim.

Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo assim”(1João3:14-15)

Quantas pessoas frustradas vivem culpando segundos e terceiros pela sua infelicidade, agindo à semelhança de Caim, gerando uma situação de mágoa, ressentimentos, revolta, que acaba em confusão, inimizades e até consequências piores. Tudo por causa da irresponsabilidade ou da própria negligência de atitudes erradas, não tendo coragem de assumir, se arrepender e mudar. Acomodando-se assim.

Triste mesmo são as pessoas que precisam criticar e encontrar defeitos nas outras para se sentirem um pouco melhor.

Ninguém está livre de errar, mas o que vai fazer a diferença são as atitudes depois do erro, sem culpar ninguém.

“Se TU, ó Soberano Senhor, registrasse os pecados, quem se escaparia? Mas contigo está o perdão para que Sejas Temido”(Sl130:3-4)

Entenda o que é sair da PARENTELA e cresça em DEUS



“Deus disse a Abraão:  Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”(Gn 12:1)
Isso significa: “vá e cumpra o propósito de Deus”

Naquela época, a necessidade de deixar a sua casa de origem (pai e mãe) significava que ainda se pertencia àquele grupo familiar, ou seja, que na constituição ainda pertencesse ao pai e à mãe impedindo assim o crescimento.

Esclarecemos que não quer dizer da necessidade da quebra dos laços de amor filial, de respeito, de honra e dos deveres de filhos para com os pais e dos pais para com os filhos.
Há de se considerar que nos Mandamentos da lei de Deus é preciso: “Honra teu pai e tua mãe, conforme ordenou o Senhor teu Deus, para que se prolonguem os teus dias na terra em que o Senhor te dá”(Ex 20:12).
"Pais não provoqueis à ira a seus filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”(Ef6:4), sendo assim, “educa a criança no caminho em que ela deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”(Pv22:6)

.............     .............     .............     .............     .............     .............


“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne”(Gn2:24)
Isso significa: “rompa os cordões umbilicais” que atrapalham ou impedem esta nova família de se desenvolver e crescer em Deus.

Para evidenciar nos tempos de agora a unidade do homem e da mulher, é extremamente necessário a quebra da pertença anterior dos pais.

“Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo”(1Cor11:3)
O homem ao sair da sua “parentela” para constituir sua própria família (afim de cumprir o propósito de Deus na terra), passa a ser o sacerdote da casa, sendo ele o cabeça da esposa e dos filhos.
A mulher por sua vez sai da submissão dos pais para a submissão do marido, ou seja, ficando “em baixo da missão dele”, não se trata de escravidão nem de inutilidade, muito pelo contrário, a mulher é suporte do marido, auxiliadora, ajudadora, pessoa chave pro sucesso dele e dos filhos, pois: “toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos”(Pv14:1), isso significa que a mulher é responsável pela edificação da sua família.


Algumas considerações são necessárias para o êxito de uma família de Deus:

1) Sacerdote, encha sua casa do Espírito Santo. “É como o óleo precioso que cai sobre a cabeça, e desce sobre a barba, a barba de Arão, até a orla das suas vestes”(Sl133:2), você é o maior responsável por nutrir a sua família de Deus.
2) Casal desapegue-se do sentimentalismo, do emocionalismo, da carência afetiva ou dependências (financeira e emocional) dos seus pais, coisas que sempre preencheu sua alma. Seja dependente de Deus.
3) Livrem-se das influências ("moscas espirituais") que queiram entrar dentro da sua casa e da sua família, atrapalhando o estabelecimento da plena vontade de Deus. O inimigo se aproveita muito dos sentimentos na parentela (entre os familiares) para agir. Não deixe o coração vulnerável, é aí que ele ataca e enfraquece a família até a derrota.
4) Busquem a cura e o perdão de complexos sofridos na infância ou adolescência (como abandono, rejeição, abusos, ...)
5) Quebrem as maldições adquiridas na vida, e as hereditárias até a 4ª geração anterior, para que vocês, assim como a geração futura (filhos, netos...), não sofram mais os mesmos problemas e nem sejam prisioneiros dos mesmos espíritos malignos.
6) Considerem então uma importante ordem de prioridades:
DEUS
Família (marido, esposa e filhos)
Almas Perdidas
Discípulos
Parentela - familiares (pai, mãe, irmãos, parentes, amigos)
Secular: Trabalho / Estudos
Coisas naturais e materiais

O pecado está na mente do ser humano, no pensamento, na intenção.

"E, se o teu olho te faz pecar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno"(Mt18:9)


Jesus nos diz “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”(Mt26:41)

Abaixo alguns exemplos de coisas que podem induzir ao pecado, trazendo lembranças de momentos e fatos do PASSADO, da velha criatura, abrindo portas permissivas para a carne se inclinar ao pecado:
- Musicas
- Lugares e ambientes
- Imagens, livros, revistas, jornais, etc.
- Internet
- Televisão
- Pessoas
- Dinheiro
- Comida
O Domínio Próprio é uma das virtudes do Fruto do Espírito Santo. Podemos viver meio a tudo isso, acima descrito, sem pender ou deixar brecha pro pecado.

O apóstolo João afirma: “Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele"(João 3:15).
Para cometermos o pecado do homicídio não precisamos “agredir e matar” outra pessoa, basta apenas termos ódio e desejarmos isto.

Por isso é afirmado que: "O pecado está na mente do homem, no pensamento, na intenção"

Sabemos que com pecados ninguém pode se aproximar de Deus, então temos que eliminar da nossa vida todo o pecado através do arrependimento e do perdão pelo sangue de Jesus, e também retirar tudo aquilo que nos leva a pecar.

Autoridade e Paternidade X Autoritarismo e Paternalismo

AUTORIDADE assim como PATERNIDADE, são dons concedidos por Deus através do relacionamento, comunhão e intimidade com Ele.

AUTORITARISMO assim como PATERNALISMO, são espíritos que deturpam os dons de Deus enganando pessoas sem conhecimento e sem discernimento.


ALGUMAS VERTENTES

PATERNIDADE:
- Pai entesoura para os filhos
- Pai alegra-se na realização dos filhos
- Pai prepara o filho para caminhar livre
- Pai desaparece para que os filhos sejam notados
- Pai espera que os filhos sejam bem-sucedidos
- Pai perde para o filho ganhar
- Pai ensina tudo aos filhos, não há segredos
- Pai leva filhos a experimentar riscos para crescerem. Assim como uma águia com seu filhote ensinando-o a voar, ela o solta do ninho a queda livre e antes dele bater no chão ela dá um rasante e o salva. Ela repete esta ação até ele aprender a voar.

PATERNALISMO:
-  Filhos enriquecem os pais
-  Pai não confia em seu ensino, nem nos filhos; por isso super-protege
- A glória é dos pais
- Pai prende os filhos e não os libera
- Pai “precisa” ser honrado
- Pai procura garantir segurança para si mesmo na velhice
- Forte competição entre pai e filho
- Pai tem “cartas na manga”, não revela tudo
- Tendência a apelar para atitudes protetoras para disfarçar o autoritarismo.


DEUS diz em Oséias 4:6 "O meu povo perece por falta de conhecimento"

“A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus” (Mt 23:9).
“Todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos” (1 Co 8:6).
“Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra” (Ef 3:14,15). 
“Porque, ainda que tivésseis milhares de preceptores em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; pois eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus” (1 Co 4:15).
“Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós” (Gl 4:19).
“Eis que, pela terceira vez, estou pronto a ir ter convosco e não vos serei pesado; pois não vou atrás dos vossos bens, mas procuro a vós outros. Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos” (2 Co 12:14).
“E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, exortamos, consolamos e admoestamos” (1 Ts 2.11)

A arma que usamos para vencer o diabo é a poderosa Palavra de Deus (Ef 6:11-17)

Somos templo do ESPIRITO SANTO DE DEUS

"Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo" (1 Co 3.16, 17)

Tudo que compõe a nossa pessoa (corpo, alma, mente, coração) é sagrado, e nos foi dado por Deus para ser templo do SEU Espírito Santo.

A bíblia diz em Atos 17:24 que "Deus não habita em templos feitos por mãos humanas", ou seja, Ele habita dentro de nós, somos por ELE considerados SUA igreja.

 A congregação dos santos (cada um de nós como igreja e reunidos) foi criada para cultuar ao Senhor, adorar ao Senhor, agradecer ao Senhor.

JESUS virá “como a alva, SUA vinda é certa (Os6:3)”, e virá para buscar SUA noiva (igreja) “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito (Ef5:27)”, é assim que Deus espera que estejamos quando ELE voltar pra nos buscar, para isso é necessário um processo de embelezamento da Noiva (nós): resgate + salvação + libertação + conversão + transformação + cura + crescimento espiritual.