O pecado está na mente do ser humano, no pensamento, na intenção.

"E, se o teu olho te faz pecar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno"(Mt18:9)


Jesus nos diz “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”(Mt26:41)

Abaixo alguns exemplos de coisas que podem induzir ao pecado, trazendo lembranças de momentos e fatos do PASSADO, da velha criatura, abrindo portas permissivas para a carne se inclinar ao pecado:
- Musicas
- Lugares e ambientes
- Imagens, livros, revistas, jornais, etc.
- Internet
- Televisão
- Pessoas
- Dinheiro
- Comida
O Domínio Próprio é uma das virtudes do Fruto do Espírito Santo. Podemos viver meio a tudo isso, acima descrito, sem pender ou deixar brecha pro pecado.

O apóstolo João afirma: “Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele"(João 3:15).
Para cometermos o pecado do homicídio não precisamos “agredir e matar” outra pessoa, basta apenas termos ódio e desejarmos isto.

Por isso é afirmado que: "O pecado está na mente do homem, no pensamento, na intenção"

Sabemos que com pecados ninguém pode se aproximar de Deus, então temos que eliminar da nossa vida todo o pecado através do arrependimento e do perdão pelo sangue de Jesus, e também retirar tudo aquilo que nos leva a pecar.